quinta-feira, 17 de janeiro de 2008

Microsoft quer vigilância no PC à la "Big Brother"

A Microsoft solicitou patente para um novo software capaz de monitorar o desempenho de um indivíduo na frente do PC por meio de suas expressões faciais, pressão sangüínea, entre outros. O jornal britânico "The Times" diz ter conseguido acesso ao pedido de patente em reportagem desta quarta-feira.

A empresa norte-americana pretende desenvolver um sistema que usa sensores sem fio para acompanhar o ritmo cardíaco, a temperatura do corpo, os movimentos, a expressão facial e a pressão sangüínea do trabalhador. O software espião permitiria que sensores sem fio captassem com precisão detalhes como "arrepios da pele".

O instrumento era até agora limitado aos pilotos ou aos astronautas da Nasa. O "Times" diz que esta é a primeira vez que a companhia se propõe a desenvolver seu "Big Brother" para todo tipo de escritório. As transformações físicas do funcionário seriam comparadas com um perfil psicológico individual baseado no peso, na idade e na saúde do trabalhador.

A Microsoft confirmou sistema que pretende vigiar até os batimentos cardíacos de usuários de computadores em escritórios. Se o sistema detectar uma aceleração do ritmo cardíaco ou das expressões faciais que indique estresse, informará aos responsáveis que o trabalhador precisa de ajuda. O Comissário de Informação do Reino Unido, grupos de liberdade civil e advogados dedicados à defesa da privacidade criticaram duramente o potencial do novo sistema.

O Escritório de Patentes dos Estados Unidos confirmou na terça-feira que a solicitação foi publicada no mês passado, um ano e meio após a Microsoft apresentar o projeto. Acredita-se que a patente pode ser concedida em um ano.

Em comunicado, a Microsoft confirmou ter entrado com pedido de patente para um novo software, mas disse que não é da prática da empresa "fazer comentários sobre patentes em andamento porque podem sofrer alterações ao longo do processo de aprovação pelo Departamento norte-americano de Patentes e Marcas Registradas".

Matéria do dia 16/01/08 de Folha Online
http://www1.folha.uol.com.br/folha/informatica/ult124u364105.shtml



Legal né! A Microsoft já sabe tudo sobre você e agora quer contar pro seu chefe!

See ya,
Be Abreu.

2 comentários:

Verinha disse...

Meu chefe não pode nunca saber o q eu penso e muito menos como me sinto qdo estou trabalhando, senão .... abaixo este software !! Pensando bem .. ele não ia entender mesmo ...só se eu explicasse a ele, o q ia demorar muuuuuuiiiitto!!!

Anônimo disse...

HAhaahaha!!
Se meu chefe soubesse tudo q eu penso,acredito q não ia enteder poooorra nenhuma!!
Abração brother!