Eu não sei se é coisa da minha cabeça um tanto otimista mas, vocês não acham que tem muito menos lixo nas ruas? Que talvez as pessoas estão realmente aprendendo, ainda que lentamente, a se policiar e levar a própria sujeira até a próxima lixeira? Claro que eu não me refiro ao dia do pleito. Ah, nesse dia o povo só é cidadão no tocante aos direitos políticos, de resto... E também não me refiro a guimbas de cigarro, o povo fuma meeermo e isso já é outra estória (Eu parei. É sério!)
As lixeiras no Rio são laranjas, os garis são laranjas. Tudo isso para sinalizar que o lixo deve ser jogado no lixo e não no chão, nos rios ou na praia. Se o povo insiste é porque falta educação, disso todo mundo sabe.
Já joguei muito lixo nas ruas, mas hoje não o faço mais. Penso diferente. É dever cívico de todo cidadão preservar a cidade limpa, assim como é feito em sua casa. Nossas crianças deveriam ter essas noções de civilidade e cidadania ensinadas na escola, aprendendo desde cedo o que a sociedade e o planeta esperam de nós, e ainda uma explanação dos direitos fundamentais individuais e coletivos do cidadão (art. 5º, Constituição Federal). O Caráter deve começar a ser lapidado desde a infância. Passo adiante o ideal de um ambiente limpo para todos nós, afinal o público não é de ninguém, é de todos.
Otimista,
Be Abreu
Nenhum comentário:
Postar um comentário