quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Chinese Democracy Starts Now



Finalmente uma das maiores novelas da indústria fonográfica tem data para chegar ao fim. Chinese Democracy, o tão aguardado álbum do reformulado Guns N' Roses, será lançado no próximo dia 23 de novembro pondo fim à espera de 15 anos dos fãs por um disco de faixas inéditas. Não pense que é mais uma das muitas datas anunciadas, dessa vez é pra valer. Alguns dias depois de boatos correrem pela internet, hoje a banda confirmou em seu site oficial a notícia.

Hoje também é uma data importantíssima para os Gunners pois começa a ser executado o primeiro single de Chinese Democracy nas rádios americanas. Trata-se da faixa que dá nome ao álbum e que faz em sua letra uma crítica ao Politburo da China, responsável entre outras coisas pela censura à liberdade de expressão do país.

No mês de setembro, houve o lançamento de uma faixa inédita, a primeira desde Oh My God que apareceu na trilha do filme Fim dos Dias. A música se chama Shackler's Revenge, um rock demasiadamente industrial e especialmente gutural com refrão pegajoso, e apareceu no game Rock Band II, concorrente direto do consagrado Guitar Hero. No jogo ainda aparecem, pela primeira vez num game do gênero, músicas do AC/DC. Irado!

Há uma discussão entre os fãs que acompanham as notícias do GN'R sobre as músicas que haviam vazado anteriormente, para ser mais exato 10 entre as 14 faixas do novo CD. Alguns alegam que Axl Rose liberara aos poucos as faixas em versões não-definitivas como uma forma de testar a receptividade do público a nova sonoridade da banda. Na realidade, deve ser dito que essa é uma das desvantagens de correr atrás das novidades sobre qualquer artista, não há surpresa.

Pessoalmente, tenho grandes expectativas quanto ao resultado final de Chinese Democracy. Apesar de já conhecer todas as músicas que vazaram até agora, ainda estou curioso para conferir as versões definitivas de músicas como Street of Dreams (antiga The Blues), Madagascar e There Was A Time, minhas favoritas.

O Guns se prepara para voltar ao lugar de onde nunca deveria ter saido: o topo das paradas. Axl sabe que 2008 é o ano da China e que não poderia existir melhor momento para esse grande lançamento. Sem mais. Chinese Democracy Starts Now. Are you ready?


See ya,
Be Abreu.

quarta-feira, 1 de outubro de 2008

Sobre Ana e o Mar

Veio de manhã molhar os pés na primeira onda. Abriu os braços devagar e se entregou ao vento. O sol veio avisar que de noite ele seria a lua pra poder iluminar Ana, o céu e o mar. Sol e vento, dia de casamento. Vento e sol, luz apagada no farol. Sol e chuva, casamento de viúva. Chuva e sol, casamento de espanhol.
.
Ana aproveitava os carinhos do mundo, os quatro elementos de tudo, deitada diante do mar, que apaixonado entregava as conchas mais belas, tesouros de barcos e velas que o tempo não deixou voltar. Onde já se viu o mar apaixonado por uma menina? Quem já conseguiu dominar o amor? Por que é que o mar não se apaixona por uma lagoa? Porque a gente nunca sabe de quem vai gostar?
.
Ana e o mar... Mar e Ana... Histórias que nos contam na cama antes da gente dormir. Ana e o mar... Mar e Ana... Todo sopro que apaga uma chama reacende o que for pra ficar.
Quando Ana entra o sorriso do mar-drugada se estende pro resto do mundo, abençoando ondas cada vez mais altas, barcos com suas rotas e as conchas que vem avisar desse novo amor...